quinta-feira, 30 de setembro de 2010

POSSIVEIS MUDANÇAS E CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS

A sala de aula não é mais a mesma.A tecnologia, outrora restrita às aulas de informática, passa a fazer parte do cotidiano de alunos e professores. Esse processo ainda iniciante em muitas instituições escolares exige um novo tipo de profissional, mais flexível e maduro. Um profissional que não apenas conheça a tecnologia, mas também seja capaz de transformar o espaço escolar, modificando e inovando o processo de ensino e aprendizagem.
As tecnologias , principalmente a internet, estão trazendo inúmeras possibilidades de realizarmos atividades ou tarefas sem necessariamente ir a algum lugar determinado.As redes de mídias estão provocando mudanças profundas na educação, podendo aprender ao mesmo tempo on-line e off-line, juntos e separados como podemos também buscar nos laboratórios de informática existentes nas escolas referências em sites que possibilitam nosso processo de ensino e aprendizagem sem a freqüência diária em sala de aula.
Atualmente temos um número significativo de professores desenvolvendo projetos e atividades mediadas por tecnologias.Mas a grande maioria das escolas e dos professores ainda estão tateando sobre como utilizá-la adequadamente .Uma sala de aula hoje necessita ter acesso fácil ao vídeo,DVD, projetos multimídias e no mínimo um ponto de Internet para acesso a sites em tempo real pelo professor ou pelos alunos quando necessário, assim o professor será um profissional menor falante, menos informados e mais gestor de atividades de pesquisa,experimentação e projetos.Será um professor que desenvolve situações instigantes, desafios,solução de problemas e jogos,combinando a flexibilidade dos espaços e tempos individuais com os colaborativos grupais.Quanto mais avança a tecnologia, mais se torna termos educadores maduros ,intelectual e emocionalmente, pessoas curiosas, entusiasmadas, abertas, que saibam motivar e dialogar.
Porto Nacional, 30 de setembro de 2010.
Nadir Pimentel

currículo

Ativ3_Conceito_Curriculo_TIC”_nadir


Currículo é uma seleção do que se pretende ensinar especificando o que , como e quando ensinar e o que e como avaliar. Éo projeto que determina os objetivos na educação escolar e propõe um plano de ação adequado para a consecução de seus objetivos.
As tecnologias vem contribuindo de maneira significativa para aplicabilidade das ações propostas pelo currículo interagindo efetivamente nas atividades hora desenvolvida pelos professores em sala de aula através do uso dos laboratórios de informática,data show,cd , DVD ,TV e outros equipamentos eletrônicos que enriquecem a metodologia do professor e dinamizam as aulas tornando-as mais lúdicas e prazerosas. Deste modo , a interação entre currículo e tecnologias potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão da sala de aula. Porém, essas mudanças se concretizam quando compreendemos a concepção de currículo que almejamos desenvolver, identificamos as características intrínsecas das tecnologias que devem ser exploradas em atividades pedagógicas com intenções e objetivos claramente especificados. Assim , a palavra chave é a integração entre tecnologia e currículo que se estabelece numa ótica de transformação da escola e da sala de aula em um espaço de experiência, de ensino e de aprendizagem ativa , de formação de cidadãos e de vivência democrática,ampliada pela presença das tecnologias.Currículo e tecnologias devem caminhar juntos para que haja sucesso na aprendizagem do mundo globalizado.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Memorial Reflexivo

Memorial Reflexivo: Ensinando e Aprendendo com as TIC




Sabe-se que a vida de um homem merece constante reavaliação.
Ao recordar, passamos a refletir sobre como compreendemos nossa própria história e a dos que nos cercam. Vamos nos inscrevendo numa história que não esta mais distante e sim, impregnada das memórias que nos tornam e da qual muitos outros fazem parte. Um memorial é acima de tudo uma forma de narrar nossa história por escrito para preservá-la do esquecimento. E o lugar de contar uma história nunca contada até então a da experiência vivida por cada um de nós. Portanto, trabalhar com a ferramenta “computador” está sendo uma nova fase na minha vida profissional, pois desde (1990) sempre trabalhei com giz , quadro negro, material manipulável e concreto ( alfabeto móvel, material dourado e outros). Como aluna do curso Ensinando e Aprendendo com as TIC quero salientar minha satisfação em ter a oportunidade de aprender a lidar com esta ferramenta inovadora que veio para dar ênfase ao trabalho do professor e auxiliar os educandos a criação de um novo designe educacional que é flexível e aberto ao desenvolvimento de propostas curriculares. Contudo adotar a concepção de designe educacional como base da prática pedagógica com o uso de tecnologias proporciona a integração de diferentes mídias ao currículo com foco na aprendizagem, em sua realidade de vida,interesses e preferências.
As atividades propostas no decorrer do curso foram de grande valia para nosso crescimento intelectual e profissional, as socializações presenciais foram ricas e proveitosas, contudo para mim que desenvolvo dupla jornada diária de trabalho o que dificultou foi “tempo” impossibilitando a realização das atividades em tempo hábil.Reavaliando as múltiplas atividades do professor, geralmente devem ser caracterizadas pela constância ao trabalho tornando-se evidente a sua competência técnico profissional, o seu amor, carinho, dedicação bem como as suas origens,a sua luta em busca da sobrevivência, profissional conquistada a cada passo com esforço, disciplina, honradez, coragem independência e determinação.Estas características contemplam e definem os princípios, fundamentos, objetivos, metas e organizações do processo ensino - aprendizagem pois esta proposta de ensino requer uma construção contínua devendo ser permanentemente acompanhada, avaliada para que os ajustes sejam feitos e os acertos reforçados.
Concluo agradecendo a todos os colegas que foram meus parceiros nesta jornada e as formadoras pelo carinho e zelo. Muito obrigado!





“A vida é combate
Que aos fracos abate
Aos fortes, aos bravos
Só pode exaltar”

( Antonio Gonçalves Dias)






Porto Nacional,28 de setembro 2010



Nadir Pimentel da S ilva Dias

sexta-feira, 25 de junho de 2010

HIPERTEXTO


Acredito que o hipertexto é um meio de informação que existe on-line
(disponível eletronicamente sob demanda) em um computador. Possuindo uma estrutura
composta por blocos de informações interligados através de links
eletrônicos oferecendo ao usuário diferentes trajetos para leitura, provendo os
recursos de informação de forma não linear.
O hipertexto pode ser auto-contido, estar restrito a uma só máquina, um
computador não ligado à rede e, neste caso, suas conexões fazem referência apenas a
seus próprios nós (referências internas).
A Internet é uma rede de redes de computadores, dispersas em escala global,
que cooperam entre si baseando-se em “convenções de códigos de conversação”
A metáfora “navegar” costuma ser usada para designar o
movimento que o leitor (usuário do computador) realiza ao escolher as conexões entre
os diferentes textos através dos quais vai colher as informações de seu interesse.
O hipertexto, por sua vez, altera fundamentalmente nossa noção de
textualidade, pois se constitui num texto plural, sem centro discursivo, sem margens,
sendo produzido por um ou vários autores e, como texto eletrônico, está sempre
mudando e recomeçando, de forma associativa, cumulativa, multilinear e instável.
Ao dizermos que o hipertexto reconfigura a narrativa temos como primeiro
ponto o fato de que a ficção hipertextual se caracteriza pela intangibilidade do texto,
pois hipertextos, pelo fato de serem apresentados de forma virtual só se tornam
possíveis sob demanda, não são manipuláveis, não se conhecendo de antemão seu
começo, meio ou fim, o que torna a sua "escritura" fundamentalmente flexível.
Neste sentido os leitores podem, dentro de uma narrativa hipertextual, escolher
a sua própria aventura, interagindo com a história
• para os professores hipertextos se constituem como recursos importantes para
organizar material de diferentes disciplinas ministradas simultaneamente ou em
ocasião anterior e mesmo para recompor colaborações preciosas entre diferentes
turmas de alunos.
Outro aspecto fundamental do hipertexto é sua eficiência no planejamento e
desenvolvimento de cursos à distância, facilitando a informação a estudantes
localizados nos mais distintos pontos e, finalmente, hipertextos tornam realidade a
abordagem interdisciplinar dos mais diversos temas, abolindo as fronteiras que separam
as áreas do conhecimento.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ



Como professora deste século tenho buscado o caminho do aperfeiçoamento do ensino aprendizagem desde a minha infância. Atualmente faço parte do grupo da terceira idade mas continuo em busca do saber mais.
Sabemos que há vários fatores que estimulam a aprendizagem e auxiliam-nos a desenvolver atividades prazerosas dentro e fora do âmbito escolar como a pratica da leitura, dinâmicas de grupo, atividades lúdicas e outras.Com a necessidade de continuar aprendendo mesmo depois de formada vimos que todos os profissionais vivem uma constante busca de aprender a fazer, a ser e conviver com as novas metodologias que ora apresentam em nosso cotidiano.
O conceito de aprender está intimamente interligado ao de ensinar portanto a aprendizagem mostra que a ação de ensinar provoca o processo de estar em constante aprender.
O processo de Formação Continuada vem crescendo gradativamente pois todos os profissionais estão buscando sua qualificação pessoal para atender a demanda do mercado de trabalho que se torna competitivo dia a dia.

“” Nunca se ouviu falar tanto de novas tecnologias para educação e essa prenuncia revolução tecnológica tem unido setores da sociedade que nem sempre caminham juntos: educadores, universidades públicas e privadas, empresas e governo.- Tudo está ai será transformado, nada sobrara do mundo antigo, quem não se adaptar morrerá.””