terça-feira, 28 de setembro de 2010

Memorial Reflexivo

Memorial Reflexivo: Ensinando e Aprendendo com as TIC




Sabe-se que a vida de um homem merece constante reavaliação.
Ao recordar, passamos a refletir sobre como compreendemos nossa própria história e a dos que nos cercam. Vamos nos inscrevendo numa história que não esta mais distante e sim, impregnada das memórias que nos tornam e da qual muitos outros fazem parte. Um memorial é acima de tudo uma forma de narrar nossa história por escrito para preservá-la do esquecimento. E o lugar de contar uma história nunca contada até então a da experiência vivida por cada um de nós. Portanto, trabalhar com a ferramenta “computador” está sendo uma nova fase na minha vida profissional, pois desde (1990) sempre trabalhei com giz , quadro negro, material manipulável e concreto ( alfabeto móvel, material dourado e outros). Como aluna do curso Ensinando e Aprendendo com as TIC quero salientar minha satisfação em ter a oportunidade de aprender a lidar com esta ferramenta inovadora que veio para dar ênfase ao trabalho do professor e auxiliar os educandos a criação de um novo designe educacional que é flexível e aberto ao desenvolvimento de propostas curriculares. Contudo adotar a concepção de designe educacional como base da prática pedagógica com o uso de tecnologias proporciona a integração de diferentes mídias ao currículo com foco na aprendizagem, em sua realidade de vida,interesses e preferências.
As atividades propostas no decorrer do curso foram de grande valia para nosso crescimento intelectual e profissional, as socializações presenciais foram ricas e proveitosas, contudo para mim que desenvolvo dupla jornada diária de trabalho o que dificultou foi “tempo” impossibilitando a realização das atividades em tempo hábil.Reavaliando as múltiplas atividades do professor, geralmente devem ser caracterizadas pela constância ao trabalho tornando-se evidente a sua competência técnico profissional, o seu amor, carinho, dedicação bem como as suas origens,a sua luta em busca da sobrevivência, profissional conquistada a cada passo com esforço, disciplina, honradez, coragem independência e determinação.Estas características contemplam e definem os princípios, fundamentos, objetivos, metas e organizações do processo ensino - aprendizagem pois esta proposta de ensino requer uma construção contínua devendo ser permanentemente acompanhada, avaliada para que os ajustes sejam feitos e os acertos reforçados.
Concluo agradecendo a todos os colegas que foram meus parceiros nesta jornada e as formadoras pelo carinho e zelo. Muito obrigado!





“A vida é combate
Que aos fracos abate
Aos fortes, aos bravos
Só pode exaltar”

( Antonio Gonçalves Dias)






Porto Nacional,28 de setembro 2010



Nadir Pimentel da S ilva Dias

Um comentário:

  1. Adorei seu relato em seu memorial, o que a gente le nos blog nos foruns as vezes a gente se ve nos relatos dos colegas claro que muita coisa a gente nao consegue se ver pois somos de idades e experiencias diferentes, mas sabemos que ou ja passamos por aquilo e que ainda tenhamos muito que passar.. belas palavras as tuas!!!

    ResponderExcluir