A sala de aula não é mais a mesma.A tecnologia, outrora restrita às aulas de informática, passa a fazer parte do cotidiano de alunos e professores. Esse processo ainda iniciante em muitas instituições escolares exige um novo tipo de profissional, mais flexível e maduro. Um profissional que não apenas conheça a tecnologia, mas também seja capaz de transformar o espaço escolar, modificando e inovando o processo de ensino e aprendizagem.
As tecnologias , principalmente a internet, estão trazendo inúmeras possibilidades de realizarmos atividades ou tarefas sem necessariamente ir a algum lugar determinado.As redes de mídias estão provocando mudanças profundas na educação, podendo aprender ao mesmo tempo on-line e off-line, juntos e separados como podemos também buscar nos laboratórios de informática existentes nas escolas referências em sites que possibilitam nosso processo de ensino e aprendizagem sem a freqüência diária em sala de aula.
Atualmente temos um número significativo de professores desenvolvendo projetos e atividades mediadas por tecnologias.Mas a grande maioria das escolas e dos professores ainda estão tateando sobre como utilizá-la adequadamente .Uma sala de aula hoje necessita ter acesso fácil ao vídeo,DVD, projetos multimídias e no mínimo um ponto de Internet para acesso a sites em tempo real pelo professor ou pelos alunos quando necessário, assim o professor será um profissional menor falante, menos informados e mais gestor de atividades de pesquisa,experimentação e projetos.Será um professor que desenvolve situações instigantes, desafios,solução de problemas e jogos,combinando a flexibilidade dos espaços e tempos individuais com os colaborativos grupais.Quanto mais avança a tecnologia, mais se torna termos educadores maduros ,intelectual e emocionalmente, pessoas curiosas, entusiasmadas, abertas, que saibam motivar e dialogar.
Porto Nacional, 30 de setembro de 2010.
Nadir Pimentel
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