sexta-feira, 25 de junho de 2010

HIPERTEXTO


Acredito que o hipertexto é um meio de informação que existe on-line
(disponível eletronicamente sob demanda) em um computador. Possuindo uma estrutura
composta por blocos de informações interligados através de links
eletrônicos oferecendo ao usuário diferentes trajetos para leitura, provendo os
recursos de informação de forma não linear.
O hipertexto pode ser auto-contido, estar restrito a uma só máquina, um
computador não ligado à rede e, neste caso, suas conexões fazem referência apenas a
seus próprios nós (referências internas).
A Internet é uma rede de redes de computadores, dispersas em escala global,
que cooperam entre si baseando-se em “convenções de códigos de conversação”
A metáfora “navegar” costuma ser usada para designar o
movimento que o leitor (usuário do computador) realiza ao escolher as conexões entre
os diferentes textos através dos quais vai colher as informações de seu interesse.
O hipertexto, por sua vez, altera fundamentalmente nossa noção de
textualidade, pois se constitui num texto plural, sem centro discursivo, sem margens,
sendo produzido por um ou vários autores e, como texto eletrônico, está sempre
mudando e recomeçando, de forma associativa, cumulativa, multilinear e instável.
Ao dizermos que o hipertexto reconfigura a narrativa temos como primeiro
ponto o fato de que a ficção hipertextual se caracteriza pela intangibilidade do texto,
pois hipertextos, pelo fato de serem apresentados de forma virtual só se tornam
possíveis sob demanda, não são manipuláveis, não se conhecendo de antemão seu
começo, meio ou fim, o que torna a sua "escritura" fundamentalmente flexível.
Neste sentido os leitores podem, dentro de uma narrativa hipertextual, escolher
a sua própria aventura, interagindo com a história
• para os professores hipertextos se constituem como recursos importantes para
organizar material de diferentes disciplinas ministradas simultaneamente ou em
ocasião anterior e mesmo para recompor colaborações preciosas entre diferentes
turmas de alunos.
Outro aspecto fundamental do hipertexto é sua eficiência no planejamento e
desenvolvimento de cursos à distância, facilitando a informação a estudantes
localizados nos mais distintos pontos e, finalmente, hipertextos tornam realidade a
abordagem interdisciplinar dos mais diversos temas, abolindo as fronteiras que separam
as áreas do conhecimento.

Um comentário:

  1. Amiga concordo com você quando diz que o hipertexto é "produzido por um ou vários autores e, como texto eletrônico, está sempre
    mudando e recomeçando, de forma associativa, cumulativa, multilinear e instável." Por isso que devemos ter cuidado ao avaliar os trabalhos de nossos alunos, porque as vezes as informações não são confiáveis. Faz-se necessário pelo menos duas fontes de pesquisa para que o aluno compare e complemente sua pesquisa, dando-o um suporte de fundamentação teórica mais eficaz.

    ResponderExcluir